Portugal 2020

Designação do projeto: AMBIÇÃO XXI

Entidade Beneficiária: Formalpress, Lda.

Código do projeto: 2656 – Internacionalização

Região de intervenção: Norte2020 – Porto

Data da aprovação do projecto: 07.09.2015

Data de Inicio: 19.10.2015

Data de conclusão: 18.10.2018

Custo total elegível: 188.866,78 €

Comparticipação própria: 55%.

Comparticipação FEDER: 45%

 

Objectivos do projecto/actividades e resultados esperados/atingidos:

A FORMALPRESS – PUBLICAÇÕES E MARKETING LDA, foi fundada em 2003, sendo a sua principal atvidade a edição técnica e científica, através da marca Media XXI. A Formalpress possui também outras unidades de negócio relacionadas com a produção de conteúdos, investigação, consultoria e eventos especializados em áreas relacionadas com as indústrias de mediam culturais, criativas e turismo.

Na área editorial, a nossa missão é constituir-se como uma referência tanto nacional como internacional na edição, produção e comercialização de livros técnicos e científicos em suportes online e offline, relacionados com as áreas de comunicação, media, cultura, turismo, edição e indústrias criativas.

Parte integrante da nossa missão é também a cooperação permanente com centros de investigação e universidades, entre outras organizações públicas e privadas, ao nível da disseminação e transferência de conhecimento.  Nas outras áreas de negócio (consultoria, investigação e produção de conteúdos), é produzir e partilhar conhecimento, bem como ajudar os seus parceiros a criar valor nos seus negócios actividades, especialmente relacionadas com a indústria de comunicação, cultural, criativa e turismo.

A FORMALPRESS, possui os seguintes objectivos estratégicos com este projeto:

– Consolidar o seu modelo de negócio;

– Aumentar a capacidade produtiva

– Ampliar e diversificar da oferta os mercados;

– Reforçar os canais de distribuição internacional;

– Reforçar o prestígio da marca a nível internacional;

– Crescer no volume de negócios no exterior

 

Para implementar projeto a FORMALPRESS está a desenvolver várias acções, como por exemplo:

– Presença na web e economia digital: optimização a ampliação dos sistemas de venda electrónica, print on demad, e desmaterialização dos produtos.

– Promoção internacional e reforço da marcas: investindo no registo internacional da sua marca;

– Prospeção de mercados externos: explorar e alargar a base de potenciais clientes e oportunidades de negócio;

XXXIX Congresso INTERCOM

Data / Hora
Date(s) – 05/09/2016 – 09/09/2016
8:00 am – 6:00 pm

 

 

http://intercom2016site.wixsite.com/2016/programacao-cientifica

 

O Intercom é uma associação de professores, alunos, e universidades na área das ciências da comunicação. É uma das maiores associações do género do mundo, com cerca de 5000 associados. E o seu congresso anual é o evento cientifico mais importante do ano no Brasil, nesta áreas. Sendo a Formalpress um editora técnica e científica focada nas áreas de ciências da comunicação, a presença ou associação a este evento torna-se uma iniciativa central na estratégia de marketing e comunicação no Brasil. Neste sentido, a Formalpress esteve presente com uma banca de livros e também o seu logotipo apareceu como apoio no programa da conferência. Também foi possível distribuir brochuras de apresentação da empresa nesta conferência.

 

As  ações de relações públicas e marketing nesta conferência incidiram nas seguintes ações:

1. Inclusão do logotipo da Media XXI em todos os suportes do Intercom, nomeadamente cartazes e ecrã de fundo da conferência, apresentamos a primeira página do site da INTERCOM com o nosso logotipo presente:

 

 

2. Presença com uma banca onde se promoveram livros da Media XXI :

 

 

3. Presença no Publicom com apresentação de livros e autores da Media XXI, poderá ser visto na página do Intercom a seguinte informação:

“Publicom – XI Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão académica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual do Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.”

 

RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
George Leal Jamil, Armando Malheiro da Silva, Inteligência de Mercado (Media XXI)
Hélder Prior, Esfera Pública e Escândalo Político (Media XXI)
Luís Paulo Rodrigues, Comunicação – Riscos e Oportunidades (Media XXI)

Através deste link do site do Intercom poderá ser visto o programa do Publicom (actividade desenvolvida pelo Intercom) com a promoção e apresentação de alguns dos nossos livros:

http://intercom2016site.wixsite.com/2016/publicom

 

4. Foi distribuída uma bolsa com o programa da conferência onde foi incluída uma brochura da Media XXI e a mesma brochura também foi distribuída nos intervalos da conferência e também colocadas em       cima das mesas para as pessoas poderem levar:

 

 

– Marketing e comunicação internacional: realização de acções e campanhas de comunicação off e online.

– Método de organização e reforço de capacidades internas: visa desenvolver competências através de contratação de pessoal a tempo inteiro e parcial e acções de formação

Com a implementação destas estratégias e a expansão do nosso mercado geográfico, a FORMALPRESS, prevê um aumento do peso de exportação pós projeto para 70.85%, tendo sido em 2014 cerca de 65%