IMMAA_PT_22_16por9

IMMAA 2022 Conferência Anual no Porto

A Media XXI e a JOCIS são parceiras da conferência anual de 2022 da International Media Management Academic Association (IMMAA). As suas conferências anuais promovem e apresentam pesquisas de alta qualidade em todos os aspetos da gestão de media. Assim como em conferências anteriores, a IMMAA agradece as submissões relacionadas a qualquer um dos diversos tópicos abrangidos pelo termo gestão de media. As conferências da IMMAA têm caráter de workshop sendo projetadas para incentivar a interação aberta entre académicos juniores e seniores, e profissionais da indústria.

Para a conferência de 2022, a IMMAA incentiva especialmente as submissões relacionadas ao tema da conferência Gestão, Confiança e Valor para os Meios de Comunicação e o Trabalho Criativo. A última década testemunhou transformações digitais e sociais que aceleraram tanto a fragmentação da audiência quanto o consumo de conteúdo audiovisual em múltiplos formatos por meio de múltiplas plataformas. Uma consequência importante é que membros de uma fração significativa do público agregado dos media mudaram a forma como as consomem. A procura de conteúdos personalizados tem crescido e a componente digital da audiência, em particular, tem-se tornado cada vez mais fragmentada. Dado que os utilizadores digitais frequentemente empregam várias telas para visualizar o mesmo conteúdo, e baseiam os dispositivos da sua escolha por localização ou circunstância momentânea, os provedores de conteúdo têm achado cada vez mais difícil reter a atenção dos espetadores e manter altos níveis de conexão e envolvimento emocional. Os novos serviços de media e a mudança nos hábitos de consumo de media também contribuíram para a fragmentação do público e, muitos argumentariam, para a polarização política que dificulta a obtenção de um acordo em nível social sobre as escolhas entre as opções políticas. Há, portanto, uma necessidade de um novo pensamento sobre os papéis dos formuladores de políticas e tomadores de decisão dos media para garantir que, nos seus esforços para atrair e reter o público, os serviços de media também contribuam para o bem-estar geral das sociedades que atendem. Precisamos reconhecer as compensações na busca de objetivos empresariais e sociais, e que papel, ou papéis, a confiança desempenha na busca desses objetivos?

A conferência de 2022 pretende ser um local para compartilhar as melhores práticas que podem ajudar as empresas de media a avaliar os níveis de interação e engajamento do público em cada estágio da cadeia de valor nesse novo ambiente. Gostaríamos de conhecer casos de engajamento com o público nas fases de produção, distribuição ou comercialização e como cada um se relaciona com o valor de uma marca de media. Também agradecemos a pesquisa sobre a criação de conteúdo que deixa uma “pegada social” no seu público, aumentando o compromisso dos membros do público com as necessidades sociais, a integridade pessoal e o bem comum: uma questão de maior importância durante uma pandemia global.

Saiba mais