jose-manuel-simoes-liberdade-eterna

Uma entrevista especial com José Manuel Simões

José Manuel Simões e Gonçalo Sousa no dia de apresentação do livro “Os Índios Potiguara” na FNAC de Santa Catarina na cidade do Porto (Portugal).

Desde o primeiro momento em que nos conhecemos admito que sempre tive admiração pela pessoa e fascínio pela personagem. Por tudo isto que expliquei em cima devo acrescentar que não somente é uma honra apresentar o escritor José Manuel Simões aos leitores do blog Mundo de Livros, mas sobretudo é um grande orgulho revelar o Homem por detrás de obras como “Os Índios Potiguara” (2013), “Ponto de Luz” (2015) e “Deus Tupã” (ainda por editar em 2016).

Na preparação deste texto que está a ler neste preciso momento, achei muito curioso notar que a resposta mais curta desta entrevista corresponda a uma palavra enorme, que talvez seja a definição perfeita do pensamento e modo de vida desta personalidade ímpar da cultura portuguesa. “A Liberdade”, respondeu quando lhe perguntei sobre qual a principal influência do escritor beat Jack Kerouac na sua vida e obra (naquela que era sem dúvida alguma para mim a pergunta mais pessoal desta entrevista).

Ao fim de tantos anos, agora sei a resposta quando alguém me pergunta por que razão admiro tanto o trabalho, obra e vida do José Manuel Simões. E a resposta é muito simples: ele é movido pela Liberdade! Mas qual Liberdade?

Liberdade de pensamento, Liberdade de criação, Liberdade espiritual, Liberdade de preconceitos, daquela Liberdade capaz de metamorfoses, a Liberdade de conhecimento, afinal a Liberdade que torna a Vida numa jornada de Humanidade que vale a pena recordar. E em cada um dos seus livros, este é o valor supremo que perpassa para cada leitor, como se ele estivesse sempre em Busca da Liberdade Eterna.

Os Índios Potiguara

Os Índios Potiguara