A Educação Nova

Autor: Angélica Médici
Data de Lançamento: 2002
Páginas: 140
ISBN: 972-073-268-0


7,00  IVA incl.

Em stock

Categoria:

Descrição

“Esta obra foi consagrada ao estudo de um movimento cujo fim era uma reforma da educação e da escola, inspirada no conhecimento das crianças a educar. Fui até às raízes salientando a incitação de Montaigne ao convidar os educadores a deixarem saltitar diante deles as crianças que tinham nas mãos, a fim de melhor ‘avaliarem o terreno e avaliarem até que ponto deveriam fletir-se para se ajustarem à sua força’: abolição de toda e qualquer rigidez do exterior, havendo a necessidade de ajustar a oferta do meio a todas as crianças, respeitando a personalidade e o grau de maturidade de cada uma delas.

A longa história da Educação Nova poderia ser representada por uma alternância de prioridades, concedidas ora à intervenção do exterior, ‘de fora’, ora a uma confiança messiânica no eclodir ‘de dentro’, que muitas deram origem aos mais flagrantes insucessos.

Por meu lado, suponho ter reconhecido o nascimento de uma pedagogia capaz de ajudar o futuro dos alunos e a sua instalação na vida, consoante as possibilidades, mercê da obra de quatro médicos, educadores de crianças com atraso. Pela primeira vez, a finalidade educativa fora alimentada num meio formador conveniente, baseado na observação do sujeito tratado, que deste modo poderia ser instalado segundo as suas capacidades e os seus próprios modos de aproximação à realidade”