Portugal 2020

Projetos passados

Designação do projeto: Ambição XXI
Entidade Beneficiária: Formalpress – Publicações e Marketing, Lda
Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-002656
Região de intervenção: Norte2020 – Porto
Data da aprovação do projeto: 07.09.2015
Data de início: 19.10.2015
Data de conclusão: 18.10.2018
Custo total elegível: 188.866,78 €
Comparticipação própria: 55%
Comparticipação FEDER: 45%
Apoio financiado pela UE: 84.990,05 €
Taxa de execução financeira: 76,86%

Fundada em 2003, A Formalpress – Publicações e Marketing, Lda. tem como a sua principal atividade a edição técnica e científica, através da marca Media XXI. Possui também outras unidades de negócio relacionadas com a produção de conteúdos, investigação, consultoria e eventos especializados em áreas relacionadas com as indústrias de media culturais, criativas e turismo. Na área editorial, a nossa missão é constituir-se como uma referência tanto nacional como internacional na edição, produção e comercialização de livros técnicos e científicos. Parte integrante da nossa missão é também a cooperação permanente com centros de investigação e universidades, entre outras organizações públicas e privadas, ao nível da disseminação e transferência do conhecimento.

A Formalpress possuía os seguintes objetivos estratégicos com o projeto Ambição XXI:

  • Consolidar o seu modelo de negócio.
  • Aumentar a capacidade produtiva.
  • Ampliar e diversificar da oferta os mercados.
  • Reforçar os canais de distribuição internacional.
  • Reforçar o prestígio da marca a nível internacional.
  • Crescer no volume de negócios no exterior.

Para implementar o projeto Ambição XXI desenvolvemos várias ações, como:

  • Otimização e ampliação dos sistemas de venda eletrónica, print on demand e desmaterialização dos produtos, de modo a aumentar a inserção na economia digital.
  • Consolidação da nossa presença na web. De 2015 a 2018 (período de execução do projeto), houve 25.871 novos utilizadores no nosso site, totalizando uma média de 8.623 utilizadores por ano. Já entre 2018 a 2020 houve 25.362 novos utilizadores, totalizando 12.681 utilizadores por ano, representando um crescimento de 47%.  Houve um crescimento constante e fidelização crescente dos novos clientes. Além disto, entre 2015 a houve 69.560 visualizações de páginas, em média 23.186 por ano. Entre 2018 a 2020 este número passou a 53.708, ou seja, cresceu para 26.854 por ano. Demonstrando que os novos utilizadores interessam-se por todo o site, fruto do crescimento do catálogo e diversificação do nosso conteúdo.
  • Realizámos campanhas e divulgações junto ao público internacional para reforçar a nossa marca.
  • Explorámos e alargámos a base de potenciais clientes para incluir mercados externos. Entre 2016 e 2019 houve um acréscimo de 27% nas vendas ao exterior.
  • Ampliámos o nosso catálogo continuamente, entre 2016 e 2019 houve um aumento médio de 29% no número de novos títulos e produtos.
  • Reforçamos as capacidades de organização internas, através do desenvolvimento de competências por formação interna e reforço de equipa através de contratação de pessoal a tempo inteiro e parcial.
  • Uma estratégia importante no período foi a participação em congressos e eventos científicos. Em 2016 houve somente duas participações, ao passo que em 2019 este número subiu para 11. Destacámos como paradigmática a nossa participação no XXXIX Congresso da INTERCOM. Divulgámos o apoio da marca MediaXXI em todos os materiais de comunicação do Congresso. Estivemos presentes com banca de livros da Media XXI. Apresentámos livros e autores na Publicom com apresentação de livros e autores e distribuímos de materiais promocionais na bolsa oficial da conferência.

Arquivo de divulgação

Catálogo Simples

Catalogo Completo

 

 

 

Projeto presente

Designação do projeto: EDITE – Editação, Investigação e Tecnologia na Era 21
Entidade Beneficiária: Formalpress – Publicações e Marketing, Lda
Código do projeto: 47885
Região de intervenção: Norte
Data da aprovação do projecto: 13-11-2020
Data de Inicio: 25-03-2021
Data de conclusão: 24-03-2023
Custo total elegível: 75.287,34 EUR
Apoio financiado pela UE: FEDER – 33.879,30 EUR

 

Objetivos do projeto/atividades e resultados esperados/atingidos:

Objetivos gerais: pretende-se desenvolver um modelo de negócio híbrido, com mercado e marca internacional, assente em produtos editoriais técnicos e científicos numa lógica de relação complementar da cadeia de valor: produção, promoção, disseminação internacional.

Objetivos específicos: reforçar a internacionalização da empresa e o prestígio/marca dos produtos e serviços editoriais associados à marca Media XXI. Desenvolver uma rede global de fornecedores, clientes e colaboradores, relacionada com a indústria da edição técnica, científica e comércio eletrónico (e-commerce), promovendo e cooperando, a montante e a jusante, com fornecedores, intermediários e consumidores finais e pessoas coletivas. Diversificar os produtos e mercados, bem como gerar sinergias entre as várias atividades desenvolvidas pela Formalpress – Media XXI. Potenciar a internacionalização, digitalização e reforço da marca/produto editorial: Journal of Creative Industries and Cultural Studies – JOCIS.

Arquivo de divulgação

Ações variadas

Divulgação da biografia «Diogo Vasconcelos» através de sessões presenciais e virtuais, divulgação por mailing, medias sociais, press releases e acompanhamento da recessão na imprensa.

Newsletters

newsletter ed março

miniatura ed abril

newsletter ed agosto

newsletter ed setembro